São Gabriel do Oeste/MS

13 de Novembro de 2018

22º Min

/

32º Máx

Notícias

04/09/2018

Audiência pública discute dificuldades e dá novos encaminhamentos ao esporte e lazer

A audiência pública proposta pelo vereador Marcos Paz (PSB), realizada na noite desta segunda-feira (3), elencou as principais dificuldades, avanços e planejamento da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo de São Gabriel do Oeste, desde sua criação há cerca de dois meses. Com o tema "Política do Esporte e Lazer", os participantes abordaram assuntos como: escolinhas de base;  calendário esportivo municipal; apoio às modalidades esportivas e de lazer; manutenção de espaços e equipamentos e os recursos financeiros disponíveis.

Além do vereador proponente,  a mesa de trabalhos foi composta pelo prefeito municipal, Jeferson Tomazoni, pela secretária de cultura, desporto e lazer, Idione Perin, e pelo presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne.  No auditório Joaquim Honório Sobrinho, mais de cem pessoas, entre desportistas, autoridades locais e representantes da comunidade, tiveram a oportunidade de apresentar questionamentos ou sugestões sobre o temas da audiência.

De acordo com o prefeito, desde a criação da Secretaria, foram priorizadas ações voltadas à organização e gerência de atividades, que antes, eram realizadas pelas Fundações. Como exemplo, citou reorganização nos formatos de treinamento,escolinhas de base e chamamento público para contratação de profissionais de educação física para reforçar o esporte.

A secretária Idione Perin teve aproximadamente 40 minutos para explanar sobre a nova estrutura administrativa e o planejamento da pasta para 2019. Ela também comentou sobre formulação de políticas públicas capazes de otimizar as atividades voltadas à cultura, esporte e lazer.

Dentre as dificuldades apresentadas, foi citada a inexistência de veículos exclusivos para a secretaria. Segundo Idione, o transporte para participação em eventos ou competições, está sendo feito em parceria com a Secretaria de Educação - em caso de alunos- e ordenação de despesas - para os demais atletas. Ela também informou a necessidade de formulação de documentos para apoio da Prefeitura e os procedimentos legais que devem ser levados em consideração.

No comando dos trabalhos, o vereador Marcos Paz organizou os assuntos e o cronograma da audiência. Em seguida, abriu espaço para posicionamento da platéia e relatou os principais encaminhamentos da audiência. Citou, por exemplo, incentivos à prática do esporte e lazer nos assentamentos; modelos de ofícios; incentivos às entidades ligadas ao setor; escala para os treinos compatível com as demais instituições e a manutenção dos espaços esportivos.

Todas as demandas foram debatidas pelos compositores da mesa. Segundo Idione, estão sendo estudadas as melhores formas para desenvolver os projetos esportivos e culturais para os assentamentos. A manutenção dos espaços está sendo reorganizada, segundo ela, inclusive, já há previsão de reformas no Estádio Municipal, assim como projetos para estruturação do Parque Aquático.

Ao fim da audiência, o vereador Marcos Paz reforçou todos os encaminhamentos citados e anunciou que pretende realizar novo debate público no primeiro semestre de 2019. "Em síntese, gostaria de fazer o registro vários pontos que foram levantados durante a audiência, que precisam ser esclarecidos para toda comunidade. Entre os encaminhamentos, está a questão do transporte, dos editais, as ações em assentamentos e no distrito do Areado. Também está o questionamento dos ofícios, os projetos das escolinhas, horários, profissionais e atendimento. Como será direcionado o relacionamento com as entidades e clubes do município, assim como o fomento e a parceria em eventos. Também foi citada a utilização de horários dos ginásios e espaços públicos, a participação da Secretaria em eventos privados, manutenção de praças e academias ao ar livre, premiações, criação de ciclovias e esclarecimento no chamamento dos projetos", pontuou.

Ainda conforme o vereador,  o principal objetivo da audiência é melhorar a oferta do esporte e lazer. "Há três anos atrás realizamos uma audiência e de lá pra cá tivemos poucos resultados. Espero estarmos auxiliando os projetos e entidades que precisam de auxílio para apresentação de projetos e, para próxima audiência, fica o compromisso da Secretaria executar o que foi discutido aqui", complementou.

A audiência também respondeu questionamentos enviados pela população, através da transmissão ao vivo e contou com a presença dos  vereadores Angelo Mendes, Fernando Rocha, Ramão Gomes, Roberto Emiliani, Rogério Rohr e Rose Pires. Entre as autoridades registradas, estavam a secretária de educação, Kalícia de Brito, secretária de administração, Maria Elisa Sessou, secretário de desenvolvimento econômico, Roberto Emiliani Junior, secretário de obras, Geraldo Rolim, o presidente da ACISGA (Associação Comercial e Industrial de São Gabriel do Oeste), Rodrigo Nissola, Dilson Piatti (AABB) e MIlton Pinto (Contry Clube).

Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo - Conforme relatório apresentado por Idione, atualmente a Secretaria realiza os seguintes atendimentos - com base no tema da audiência:

-Manutenção dos espaços e equipamentos:

-Levantamento de custos para reforma de todas as academias ao ar livre (em andamento)
-Levantamento de custos e orçamento das travas do campo ao lado da Igreja Metodista (em andamento).
-Elaboração do projeto de reforma do Ginásio do Bairro Jardim Gramado (em andamento)
-Elaboração de projeto de reforma do Ginásio do Centro (solicitado).
-Solicitação ao SAAE para ligar o esgoto do Ginásio Jardim Gramado
-Instalação de piscina do Parque Aquático (doação Sr Sérgio Marcon)
-Processo licitatório para pintura e reforma do prédio da Secretaria (em andamento)
-Iluminação de Quadras de Areia  - Parque Aquático (elaborando projeto - já autorizado pela Prefeitura)

Programação de eventos até dezembro de 2018:

- 7 de setembro
-Caminhada da Natureza
-JEISGO
-JASGO
-Municipal de Futsal
-Municipal de Futebol Suíço
-Luzes do Cerrado

Planejamento 2019:

- Edital de Fomento para realização de eventos esportivos e culturais
- A partir do Edital, organização do calendário e adequação ao orçamento
-Regulamentar os Conselhos: Cultura, Esporte e Turismo
-Rever o Plano Municipal de Cultura e FIC
-Construir o Plano Municipal de Esporte e criar o Fundo Municipal do Esporte
-Reformar veículos (ônibus e van) para uso da Secretaria
-Regulamentar funcionamento do Parque Aquático
-Buscar recursos para construção de quadras cobertas no Parque Aquático
-Ampliar modalidades nas escolinhas
-Estruturação da praça do Conjunto Habitacional Flor do Cerrado

Confira nas tabelas abaixo os horários do Projeto Treinamento na Escola:
 









 
 
 
 
 
 

 
 
 

Autor - Alexandro Barboza - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

SITE DESENVOLVIDO POR: