17.04.2023

Abril Azul: vereadores participam de caminhada de conscientização do Autismo em São Gabriel do Oeste

Divulgação

Os vereadores Kalícia de Brito, Fernando Rocha e Perkão Sales, participaram na manhã deste domingo, da 1ª caminhada para marcar as ações de conscientização do autismo, em São Gabriel do Oeste. Os participantes que foram caminhando da Câmara Municipal até o Parque Ecológico, Águas do Guarani.

O encontro reuniu aproximadamente 80 pessoas, entre adultos e crianças. Vestidos com roupas brancas e azuis, eles seguiram por duas das mais importantes avenidas de São Gabriel do Oeste, a Juscelino Kubitscheck e a Mato Grosso do Sul.

A caminhada surgiu da soma de ideias da fonoaudióloga Aurineide Alves e da professora Fernanda Machado, apoiadas pela Câmara Municipal e Prefeitura.

Durante o mês de abril, várias ações têm acontecido em São Gabriel do Oeste para chamar a atenção para a conscientização sobre o Autismo, já que o mês é conhecido como Abril Azul, justamente para abordar temas relativos ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sobre o Autismo

De acordo com dados da Universidade de São Paulo – USP, estima-se que há pelo menos 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil, ou seja, um caso a cada 110 indivíduos.

Conhecido também como Transtorno do Espectro Autista (TEA), trata-se de um distúrbio neurológico do desenvolvimento que começa, em grande parte, nos primeiros três anos de vida, caracterizado por problemas de comunicação, interação social e comportamento repetitivo ou restrito.

O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, alterou os critérios para o diagnóstico TEA e estabeleceu níveis de intensidade no autismo, sendo de grau leve, aquelas pessoas que necessitam de menos suporte; os de grau moderado precisam de mais apoio para determinadas atividades; e os de grau severo, o mais grave de autismo, na qual as pessoas precisam de muito suporte para realizar atividades da vida diária.