08.05.2023

Educação: Programa Educacional de Resistência às Drogas será retomado em escolas de São Gabriel do Oeste

Foto: Arq. PMSGO

A vereadora Kalícia de Brito, participou de uma reunião nesta segunda-feira (08), juntamente com o Tenente Coronel Célio Ramos Barbosa, o Capitão Yago Arruda e a secretária de Educação, Danielle Emiliani, para discutir a reativação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas escolas da cidade. Com mais de 20 anos de história em São Gabriel do Oeste, o programa havia sido suspenso devido à pandemia da Covid-19 e dificuldade de encontrar instrutores habilitados, mas será retomado nos próximos meses, com foco nas turmas de 5º ano das escolas do município.

A solicitação para o retorno do programa foi feita pela vereadora Kalícia de Brito e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha, que apresentou uma emenda impositiva considerando a questão da violência nas escolas e os casos de ataques que foram registrados pelo país. O PROERD é um programa voluntário desenvolvido por policiais militares capacitados, com o objetivo de informar e prevenir crianças sobre os malefícios das drogas e do álcool, além de orientar os pais sobre o assunto em casa.

Durante a reunião, o Tenente Coronel destacou a importância de dotar os estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas, uma vez que elas estão relacionadas à violência. Para a Secretária de Educação, Danielle Emiliani, o trabalho do PROERD fortalece as ações de cidadania já existentes na comunidade escolar e prepara as crianças para dizer não às drogas, contribuindo com o trabalho pedagógico das escolas e com o futuro dos alunos.

O programa terá 10 encontros por turma, abordando temas como decisões seguras e responsáveis, responsabilidades, comunicação confiante, escuta enfática e combate ao bullying. O material didático do programa inclui o Livro do Estudante e o Manual do Instrutor, que auxiliam os alunos e policiais no desenvolvimento das atividades. Ao final do curso, os estudantes passam pela formatura, onde recebem certificados de participação e assumem o compromisso de manterem uma vida saudável, longe das drogas e da violência.

Foto: Arq. PMSGO