18.05.2023

Vereadores participam de campanha de combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes.

Foto: arq. cmsgo

Os vereadores, Fernando Rocha, Fabio Miranda e Perkão Sales, participaram nesta quinta-feira (18) da campanha “Faça Bonito”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Um projeto da prefeitura de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Aurora Alimentos.

Além dos vereadores mencionados, participaram do evento, o prefeito Jeferson Tomazoni, a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, o presidente do Conselho Tutelar, Samuel Aires e o gerente da Cooperativa Aurora Alimentos, Moisés Caetano.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Rocha, disse estar muito feliz por poder estar na oportunidade, muito embora o tema seja um tanto triste para todos. É um momento de debate e constatação, que a vigilância é importante, mas não significa que seja suficiente.

São Gabriel do Oeste, conta hoje com atendimentos de orientação e prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Creas, além de uma parceria com entidades e empresas do setor privado para atendimentos psicoterapêuticos e apoio da Secretaria da Saúde no atendimento dessas crianças e adolescentes e suas famílias.

Dia Nacional – 18 de maio

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Cabrera foi sequestrada, torturada, estuprada e morta. Seu corpo, que foi encontrado seis dias depois de seu desaparecimento, desfigurado por ácido. Os acusados de seu crime foram absolvidos pela Justiça e o crime ficou conhecido nacionalmente como “Caso Araceli”. A proposta deste dia é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Denúncias

Quaisquer tipos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados no Conselho Tutelar da cidade, pelo telefone 67.99963.7631 (plantão).

Também é possível fazer a denúncia na delegacia de Polícia Civil no 3295.1480, através do 190 (Polícia Militar) ou por meio do Disque 100 (o usuário disca para o número 100, seleciona a opção desejada e é encaminhado para um atendente). O anonimato é garantido.