21 de Novembro de 2017

31/10/2017

'Lixo Certo': Campanha vai incentivar a coleta seletiva de lixo em São Gabriel

Lançamento acontece no próximo dia 11 de novembro

Os vereadores Fernando Rocha, Luizinho do Ferro Velho, Marcos Paz, Ramão Gomes, Roberto Emiliani, Rogerio Rohr, Vagner Trindade e o presidente da Casa de Leis, vereador Valdecir Malacarne, participaram, nesta segunda-feira (30), de um treinamento para campanha "Lixo Certo - Coopere com a Coleta Seletiva", que visa incentivar a coleta seletiva em São Gabriel do Oeste.

Desenvolvida pela Prefeitura Municipal e com lançamento marcado para o dia 11 de novembro, a campanha vai promover uma série de ações para otimizar todo processo de destinação do lixo. Está prevista, por exemplo, além da divulgação de materiais educativos, a distribuição de sacos plásticos destinados exclusivamente para os recicláveis descartados pelas residências. O serviço de coleta seletiva também sofre alterações, passando de apenas uma, para duas vezes por semana.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico, Lucio Lagemann, a coleta seletiva acontece às terças e quintas-feiras, enquanto às segundas, quartas e sextas-feiras, são coletados o lixo orgânico e o rejeito. No próximo dia 11, a campanha terá início com a distribuição de sacos de lixo nas residências.

"O projeto piloto será desenvolvido no Bairro Milani e depois será ampliado para todos os demais bairros. Além da distribuição dos sacos plásticos, as equipes também irão distribuir materiais informativos e sanar as dúvidas da população", explicou. As demais secretarias, como de saúde, educação e assistência social, também estão envolvidas no projeto, além do Legislativo Municipal, de entidades e associações locais.

A idéia é envolver todos os setores da sociedade, de modo a obter resultados em curto espaço de tempo. " É fundamental e precisamos da participação do maior número possível de voluntários. No dia 11, vamos nos reunir no Centro de Eventos e de lá, as equipes sairão de casa em casa divulgando a campanha. Todos estão convidados a participar conosco", completou. Agentes de saúde, diretores de escolas, membros da Cooperasgo e representantes de entidades também confirmaram participação.

No dia do lançamento, as equipes ainda estarão preparadas para coletar garrafas pet, que serão destinadas para o projeto Natal Luzes do Cerrado. Segundo Lucio, o projeto necessita de 30 mil garrafas para conclusão dos trabalhos deste ano. "Vamos oportunizar este momento da campanha, recolhendo este material das casas. Por isso, a necessidade de ampla e prévia divulgação, para que as pessoas estejam preparadas na data", informou.

Outro objetivo da campanha é aumentar a quantidade de recicláveis, a fim de beneficiar a COOPERASGO (Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem de São Gabriel do Oeste). Com a separação adequada, é possível que o município reaproveite até 30% do lixo coletado, o que, além de benefícios ambientais, pode aumentar a renda de aproximadamente 25 famílias, que dependem dos recicláveis.

Em complemento a estas medidas, a Prefeitura também está em processo licitatório para adequar uma carreta que levará os rejeitos recolhidos no município até a cidade de Campo Grande. Um contrato firmado entre os dois municípios prevê a destinação de lixo (rejeitos e orgânico) para a Capital,  até 2020. A intenção é acabar com o aterro sanitário de São Gabriel, considerando que o mesmo não possui licença ambiental para a destinação destes materiais. Já os recicláveis continuarão a cargo da Cooperativa local.

Conforme o presidente da Câmara, Valdecir Malacarne, a coleta seletiva já é um hábito comum entre servidores e vereadores, inclusive, todos também demonstraram interesse em colaborar com a campanha. "Fiquem atentos aos materiais de divulgação e colaborem com esta causa. Além de contribuir com nossa cidade, você ainda estará ajudando diversas famílias que dependem da renda dos recicláveis. Contamos com a sua participação", incentivou.

Orientações da Campanha
* O lixo reciclável, como papel, plástico, metal e vidro, deve ser colocado em um único saco. Já o lixo orgânico, como restos de alimentos, em outro saco separado.

*Apesar de serem coletados juntamente com o lixo orgânico, separe uma sacola para seus rejeitos (lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica etc.)

*Se possível, tenha em casa uma lixeira para o lixo reciclável e outra para o lixo orgânico.

Ecopontos - Locais de entrega voluntária de pneus, pilhas, baterias e eletrônicos. Localize o  mais próximo de você
*Resíduos Eletrônicos - Avenida Castelo Branco, 122.
*Pilhas e Baterias - Nas escolas, supermercados e prédios públicos. A Câmara Municipal é um destes locais.
*Pneus - Rua Marechal Floriano, 1793.

Autor - Alexandro Barboza - Assessoria de Imprensa