18 de Dezembro de 2017

26/09/2017

Projeto aponta vantagens do uso de fontes alternativas de energia para empresários de São Gabriel do Oeste

Lançamento foi realizado nesta terça-feira na Câmara Municipal

As empresas podem se tornar autossuficientes na geração de energia, utilizando-se de placas fotovoltaicas capazes de gerar energia elétrica com a transformação da radiação solar. Essas e outras informações envolvendo o consumo de energia foram apresentadas durante o lançamento do "Projeto Energia Fotovoltaica", realizado nesta terça-feira, na Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste.

O lançamento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, destacou as vantagens do uso de fontes alternativas de energia, como a solar, por meio das placas fotovoltaicas.

Entre as autoridades presentes estavam o vereador Vagner Trindade e o presidente da Câmara, vereador Valdecir Malacarne, além do secretário municipal de desenvolvimento econômico, Lucio Lageman e do presidente da Acisga (Associação Comercial e Industrial de São Gabriel do Oeste, Rodrigo Nissola.

De acordo com o engenheiro do Senai, Sebastião Dussel, inúmeros benefícios ambientais são obtidos com o de energia solar, especificamente em termos de sua capacidade de renovação e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Isso sem mencionar benefícios econômicos para aqueles que optam por instalá-los.

Dependendo do consumo da empresa, a planta fotovoltaica pode suprir parcial ou totalmente a demanda, chegando próximo a zerar a conta de energia elétrica, sendo que a energia excedente pode ser utilizada como crédito para faturas futuras.

Durante o evento, também foi simulada a viabilidade da implantação de sistemas geradores de energia solar, inclusive considerando as linhas de financiamento disponíveis, tanto paras empresas, quanto para as propriedades rurais e urbanas.

Para o empresário interessado em instalar em sua indústria um sistema de placas fotovoltaicas, o Senai oferece consultoria, orientando, de maneira técnica, sobre fatores como preços de mercado, linhas de financiamento disponíveis e viabilidade da instalação, além de firmar parcerias com o Banco do Brasil, que financia para empresários os custos do projeto, via FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-oeste), e com o Sebrae, que subsidia até 80% do valor da consultoria.

Pessoas físicas, por sua vez, que desejam instalar o sistema em imóveis residenciais, por exemplo, podem contrair financiamentos comuns para custear a instalação das placas solares em qualquer instituição financeira.

Energia Fotovoltaica - O Projeto, que integra o PSGE (Programa Senai de Gestão Energética), foi lançado em agosto deste ano, na Capital, e está percorrendo 20 municípios do Estado, apresentando as vantagens do uso de fontes alternativa de energia. Ele conta com a parceria da Famasul ( Federtação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Faems (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado), Amas/MS (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), Sebrae e do Banco do Brasil.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7070745

Autor - Assessoria de Imprensa