São Gabriel do Oeste/MS

18 de Agosto de 2018

17º Min

/

31º Máx

Notícias

07/03/2018

Saúde da Mulher: São Gabriel do Oeste terá campanha do exame preventivo no próximo dia 24

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, através da secretaria de Saúde, realizará no próximo dia 24 de março, uma campanha de coleta do exame preventivo, orientações sobre o auto exame da mama, teste rápido de Sífilis, HIVe Hepatite B. As ações serão realizadas em todas as unidades de saúde do município, sem necessidade de agendamento prévio.

Conforme a secretária de saúde, Michele Paupério, a realização da campanha estava prevista para o próximo sábado (10), mas a data teve de ser adiada para ajustes técnicos, o que transferiu os atendimentos para o dia 24.

"É importante destacar esta mudança para evitar a procura das unidades na data errada. A campanha será realizada dia 24 em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 17 horas, sem a necessidade de agendamento. Para o atendimento, basta seguir até a unidade de saúde do seu bairro, munido dos documentos pessoais e realizar o exame. Os postos não fecharão no horário de almoço", explica Michele .

Para realizar a coleta do preventivo, a secretária também repassa algumas orientações importantes, como por exemplo, não estar menstruada, abstinência sexual de no mínimo 24 horas antes da coleta (mesmo com uso de preservativo), e,  nas 48 horas que antecedem o exame, evitar o uso de duchas, cremes e medicamentos vaginais. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. 

A campanha integra as ações de prevenção da saúde da mulher adotadas pela secretaria durante todo o ano, e neste mês, em especial, tem o objetivo de chamar atenção o público feminino quanto ao combate e prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Autor - Assessoria de Imprensa

SITE DESENVOLVIDO POR: