Publicado em 23/03/2021 às 09:39, Atualizado em 25/03/2021 às 13:41
Em mais uma Sessão Ordinária bastante movimentada, os vereadores da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste-MS, apresentaram Indicações; Pedidos de Providência; Apresentação de Relatório de Trabalho da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social e também foi apresentado um Projeto de Lei de autoria dos Vereadores Geraldo Rolim e Kalícia de Brito França, tem como objetivo oferecer aos pais e responsáveis pelos alunos do município, a possibilidade de aquisição dos materiais e uniformes escolares no comércio local.
Os principais assuntos debatidos em plenário foram a preocupação com os impactos e a pressão causada pela demanda no sistema municipal de saúde, a lotação dos leitos para atender os casos mais graves do Covid-19, a reabertura do COE, para atendimentos específicos aos casos de suspeito de contagio do coronavírus, o resultado do relatório de trabalho da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, além de Pedidos de Providências para diversos setores do município. Estiveram presentes todos os 11 vereadores que compõem a Casa.
A Sessão foi presidida pelo presidente do Legislativo, vereador Fernando Rocha (DEM), que mais uma vez demonstrou o equilíbrio necessário para a condução dos debates em plenário, sempre frisando que é importante a união de todos em prol do bem comum e que nunca faltará de sua parte apoio às questões que envolvem o bom andamento daquela Casa Legislativa.
Resumo
Vereadora Kalícia de Brito (MDB)
Usou da tribuna para apresentar o projeto lei, Programa Auxílio Educação no âmbito do município de São Gabriel do Oeste, tem como objetivo oferecer aos pais e responsáveis pelos alunos, possibilidade de aquisição dos materiais e uniformes escolares com autonomia, pois ao ser fornecido cartão de débito, eles podem escolher o material mais adequado ao perfil do educando, dando-lhes mais opções de escolha.
Kalícia parabenizou a Presidente da SAAE pelo projeto desenvolvido nas escolas municipais, agradeceu a comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, pelo levantamento das demandas no Hospital Municipal.
A vereadora mencionou ainda que é a favor da paralisação das aulas nesse momento crítico da pandemia, preservando a vida dos alunos e professores. Kalícia concluir, dizendo, “os poderes são independentes, mas que caminhando juntos, poderá trilhar o melhor para São Gabriel do Oeste”.
Vereador Vagner Trindade (PSDB)
Utilizou-se do grande expediente para parabenizar a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, no qual detectaram várias demandas que o Hospital necessita com urgência.
Parabenizou também a gestão do presidente da Câmara pelo trabalho que vem desenvolvendo com independência, auxiliando o executivo.
Vereador apontou como falta de planejamento da Prefeitura no enfrentamento ao Covid, o empréstimo dos respiradores para outros municípios, o fechamento do COE, a falta de medicamento por não ser licitado.
Vagner concluiu, dizendo que não concorda com o fechamento dos comércios, pois estão seguindo as regras de biossegurança e que se deve pensar na saúde e também na economia, juntos para combater a Covid-19.
Vereador Frederico Marcondes (Podemos)
No grande expediente, o vereador mencionou a visita que fez junto com vereadores ao Hospital Municipal, lamentando a situação que se encontra o hospital e em geral a saúde pública do país.
Fred ressaltou a importância da reabertura do COE para o atendimento especifico de suspeitos de Covid-19, cobrando do Executivo a valorização dos servidores da área da saúde e conclui, pedindo a população para tomar os cuidados e se possível ficarem em casa.
Vereador Luizinho Freitas
No uso da tribuna, o vereador Luizinho Freitas começou seu discurso mencionando seu pedido de providência, pelo qual solicita a instalação de um redutor de velocidade na Rua Gaivota, próximo ao número 1494.
O vereador mencionou também a visita que fez ao Hospital Municipal com os demais vereadores, e as demandas da unidade, afirmando que buscará recursos para ser investido na melhoria na saúde municipal.
Luizinho concluiu colocando-se à disposição da população para ajudar na vacinação aos idosos que moram na zona Rural.
Vereador Edson Tozetto Baggio (Republicanos)
O vereador no Pequeno Expediente, apresentou as demandas ao Executivo, sendo eles: “Que seja feita a manutenção do asfalto da Avenida Juscelino Kubitschek”, “Que seja feita a limpeza e sanitização dos locais com grande fluxo de pessoas no Município” e “Que seja feito a construção de uma ciclovia e iluminação em Led paralela à Rodovia MS-430, em direção ao Município de Rio Negro-MS.
Já no grande expediente o vereador parabenizou a Secretaria de Assistência Social pelo projeto, “Nenhum a menos, sim a vida”, que foi lançado na semana passada onde teve participação dos vereadores.
Edson disse que cabe aos vereadores buscarem recursos para ajudar o executivo na melhoria do hospital municipal e principalmente no combate ao Covid- 19.
Vereador Perkão Sales (MDB)
Apresentou um Pedido de Previdência ao Poder Executivo, “Que seja feito um campo de futebol no final da Rua Irerê.
Perkão fez um breve comentário sobre a rápida evolução da Covid-19 após um ano do primeiro caso no Brasil. Concluiu solicitando a população para tomar todos os cuidados necessários, enfatizando que a vida é mais importante que tudo nesse momento. Deixando registrado sua admiração e respeito aos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate do vírus.
Vereador Geraldo Rolim PSDB)
O Vereador apresentou o levantamento de algumas ações necessárias e que vem acompanhando junto à Prefeitura. Citando por exemplo, a necessidade demandada pela população da construção de uma Praça com quadra de futsal, quadra areia e parque infantil na área institucional localizada na Rua Bem-Te-Vi esquina com a Rua das Corujas e que seja construída calçada entorno do Estádio Municipal e Parque Aquático.
Já no Grande expediente o vereador parabenizou a presidência da SAAE, pelo trabalho de conscientização ao dia da água. Geraldo comentou sobre a importância da visita da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, no qual com após o relatório e reunião com executivo, foi afirmado que será destinado um local para atender os pacientes com doenças respiratórias.
O vereador, concluiu pedindo que a população tenha os cuidados necessários com biossegurança, pois é o único método de prevenir a doença até chegar à vacina.
Vereador Fernando Rocha (DEM)
O Presidente da Câmara, Fernando Rocha usou da tribuna para mencionar que quando se candidatou à presidência da casa de lei, tinha vários planos, em conjunto aos outros vereadores para trazer melhorias para a população, porém com o Covid-19, esses planos foram adiados, mas as demandas da população não deixarão de ser atendidas.
Fernando comentou da importância do projeto “Nenhum a menos, sim a vida”, pois com a pandemia muitas pessoas estão desanimadas, frustradas, e cabe a todos levar um pouco de esperança há essas pessoas.
O presidente da Casa, também parabenizou a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social pelo relatório feito após a visita ao Hospital Municipal, destacando as demandas que lá necessita e concluiu falando da reunião que aconteceu com o Prefeito, Secretária de Saúde e Vereadores, para relatar as novas medidas no combate ao Covid, como o novo decreto.
Vereador Ramão (MDB)
Ramão Gomes, usou da tribuna para apresentar o relatório que fez junto aos membros da Comissão de Saúde e Assistência Social, ressaltando as deficiências físicas e estéticas no prédio do Hospital Municipal, dizendo que é necessário desvincular serviços para diminuir gastos. O vereador apontou também, a necessidade urgente de aquisição de aparelhos para o Hospital Municipal e de recursos humanos, já que hoje o número de servidores é insuficiente para atender a demanda.
Ramão apontou também que no COE, é preciso ter um atendimento especializado e com funcionários exclusivos para a área, evitando assim, o contato com outras pessoas que chegam necessitando de outros atendimentos.
Finalizando sua fala, o vereador também teceu comentários sobre a falta de planejamento do Poder Executivo, com a morosidade na compra de medicamento e na doação dos respiradores a outra cidade, sugerindo no final a criação de um Boletim Diário, no qual seriam passadas informações via WhatsApp para família dos internados por Covid-19.