Alexandro Barboza , Alexandro Barboza
Visando garantir os direitos das mulheres e combater qualquer tipo de violência contra elas, a Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste vai reforçar neste mês a Campanha ‘Agosto Lilás’. Realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, pasta vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a campanha fará uso de palestras em escolas, distribuição de material impresso e mídia nas redes sociais para levar as informações necessárias sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher.
O prédio da Câmara Municipal recebeu iluminação especial durante o mês de agosto. As luminárias foram pintadas da cor lilás, como forma de lembrar a importância da campanha no combate à violência contra as mulheres. Também foram produzidos materiais para divulgação nas rádios, jornais e nas redes sociais do órgão público.
A campanha irá durar o mês inteiro e serão realizadas principalmente ações preventivas em escolas, igrejas, entidades sociassistenciais e no trânsito, onde acontecerão blitz educativas. “Teremos o Programa ‘Maria da Penha Vai à Escola, que vai contemplar escolas estaduais, Estabelecimento Penal Feminino, entidades da rede de assistência, igrejas e o Hospital Municipal. Também estão previstas blitz educativas em pontos estratégicos, com distribuição de material informativo sobre a campanha\", explica a coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Rita Lucia Tonon.
Conforme cronograma, as blitz acontecerão no dia 23 de agosto, das 16h30 às 17h30, em três pontos do município. Segundo a Secretaria de Assistência Social, estão previstas ações na avenida Getúlio Vargas, em frente à Praça da Igreja Matriz, na Avenida Mato Grosso do Sul, na rotatória próxima ao Parque Ecológico e na ponte da rua Canários com a rua Paraná.
Já no dia 20, às 15:30, serão apresentados dois filmes curta metragem com a temática \"Gênero e Direitos das Mulheres\", e debate com a técnica da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Rose Maria E. Clemente Costa. O evento acontece no plenário da Cãmara Municipal e está voltado para alunos da Comunidade Kolping e jovens inscritos em programas da rede de assistência.
O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo no que se refere à violência doméstica contra mulheres. Cada dia mais denúncias relativas ao tema chegam à Justiça brasileira. Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apontam que o número chega a quase um milhão, sendo dez mil casos de feminicídio.
Como denunciar A denúncia de violência doméstica pode ser feita em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país.
Confira a programação em São Gabriel:
Dia 15/08/2018 - Palestra para alunos e comunidade do Distrito do Areado, com a secretária de assistência social, Rosane Moccelin.
Dia 15/08/2018 - Palestra para servidores do Hospital Municipal, com o vereador Fernando Rocha.
16/08/2018 - Palestra para as comunidades dos assentamentos Itaqui e Patativa do Assaré, com a secretária de assistência social, Rosane Moccelin.
16/08/2018 - Palestra para grupo da 1ª Igreja Batista, com a assistente social do CREAS, Reiny Liz Abadia da Silva.
17/08/2018 - Palestra para os alunos da Escola Estadual Bernadino, com a participação do advogado e servidor da secretaria de educação, Franklon Razzac, da educadora social do CREAS, Adriana Ananias, da assistente social Reiny Liz Abadia e do promotor de Justiça Daniel Higa.
20-08-2018 - Exibição de filmes com a temática \"Gênero e Direito das Mulheres\" para pais e responsáveis das crianças e jovens atendidos pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com participação de Rose Maria Clemente Costa, técnica da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher.
21-08-2018 - Exibição de filmes para jovens atendidos pelo serviço de convivência.
22-08-2018 - Palestra para alunos da Escola Estadual Dorcelino Follador, com a promotora de Justiça Isabelle Albuquerque dos Santos Rizzo .
22/08/2018 - Palestra para alunos da escola Escola Estadual Creuza Aparecida Della Coleta, com a pastora Viviane.
23/08/2018 - Lançamento do Programa contra Abuso Sexual Infantil na escola Enio Carlos Bortolini. O programa fará ações em todas as escolas municipais.
24/08/2018 - Blitze educativas.
24/08/2018 - Palestra para alunos da Escola São Gabriel.
29/08/2018 - Seminário Regional em Rio Verde de Mato Grosso, com a rede de atendimento à mulher vítima de violência.