Publicado em 25/09/2019 às 16:51, Atualizado em 20/01/2021 às 12:54
Instituída pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, a Tribuna Popular dá voz aos mais diversos setores da sociedade para abordar temas de relevância ao município. Inscrita previamente para o uso da Tribuna Popular, a enfermeira Luciane Zacarias Martins Flores apresentou, na sessão ordinária de terça-feira (24), as rotinas das Estratégias Saúde da Família (ESF) e procedimentos da atenção primária do município.
Luciane Flores inicio comentando sobre o papel que a Atenção Básica realiza no município informando que “a saúde pública do Brasil está organizada em dois grandes pilares que são a Atenção Básica (que contempla os Postos de Saúde, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Fisioterapias) e a rede Hospitalar”.
Conforme o Ministério da Saúde a Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. A Atenção Básica visa à prevenção, promoção e recuperação da saúde do indivíduo.
“Uma coisa muito importante salientarmos que o indivíduo precisa ter saúde, só que não necessariamente só a ausência de doença. Este indivíduo para que tenha saúde necessita de vários fatores condicionantes que são trabalho, lazer, família, moradia e transporte. Então observa que todas as outras pastas existentes dentro de um órgão público influencia o indivíduo”, comentou Luciane Flores.
A partir da reorganização dos serviços de saúde, através do SUS que possui 29 anos de construção de seu sistema, a Atenção Básica visa retirar o foco de hospitais e promover a saúde do indivíduo a partir da expansão da Atenção Básica.
ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA
Diferente de suposições de forma de trabalho, a Atenção Básica baseia-se no princípios e diretrizes do SUS, “dessa forma, é muito importante para o nosso trabalho que nós tenhamos dados atualizados destes usuários porque a Atenção Básica trabalha com a descrição da clientela, ou seja, um Posto de Saúde é organizado encima de um grupo de habitantes e não em um número ilimitado de pessoas. Para que se tenha resolutividade do serviço é necessário que se tenha um controle dessa população, por isso é muito importante o papel dos Agentes Comunitários de saúde que trabalham juntamente no domicílio cadastrando essa população e mantendo estes dados atualizados”, argumentou Luciane Flores.
Os princípios e diretrizes do SUS, dispostos na Constituição Federal e na Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, estabelecem que a gestão do SUS seja fundamentada na distribuição de competências entre a União, os estados e os municípios.
“Por isso que é importante e pedimos que a população não se ofenda com os nossos servidores quando você procurar um Posto de Saúde e exigirmos um comprovante de residência, porque é a forma como organizamos a Atenção Básica. Nós sabemos que no município estamos com uma população flutuante muito grande, então, é necessário que tenhamos um controle dessa população para que o serviço seja resolutivo”, disse Luciane Flores.
Sobre o cadastramento de informações dos usuários, um assunto pertinente é a necessidade de registro de todo e qualquer tipo de atendimento prestado ao cidadão na Atenção Básica, seja uma vacina, troca de curativo, teste rápido, entre outros atendimentos. Todos os dados são enviados ao Ministério da Saúde que norteiam os valores de repasse ao município.
NÚMERO DE ATENDIMENTOS
Em um prazo de um ano, todas as unidades de saúde básica do município atenderam 21.150 pessoas. Contando as 10 ESF’s e plantão noturno realizado no Fênix , a média de cada uma das unidades no prazo de um mês totalizam 1.922 atendimentos. Cada unidade de saúde atende diariamente uma média de 96 cidadãos.
Fazendo um comparativo, o Hospital, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Casa Rosa realizam uma média de 6.563 atendimentos no mês e diariamente, nos três lugares, 218 pessoas são atendidas.
IMPORTÂNCIA DAS REUNIÕES DE EQUIPE
Segundo a enfermeira Luciane Zacarias Martins Flores, a Atenção Básica como um todo percebe que há uma “certa dificuldade da população em entender que nós enquanto servidores públicos e da área da saúde temos a necessidade de nos reunirmos para que seja construído estratégias de trabalho e sanar as dificuldades encontradas durante o processo de trabalho. O resultado disso é surtir um melhor atendimento para a nossa população”.
A atenção básica em saúde é conhecida como a "porta de entrada" e o atendimento inicial dos usuários nos sistemas de saúde e “sabemos que a construção do SUS ele é formado pelos usuários, trabalhadores de saúde e os gestores. Dessa forma é necessário que todos cuidem deste patrimônio para que tenhamos sucesso nessa caminhada. É muito importante também o respeito mútuo para que tenhamos um ambiente acolhedor, resolutivo e harmonioso”, disse Luciane Flores finaliza seu discurso.
DISCUSSÃO DO TEMA
Após a exposição da oradora, os vereadores utilizaram a palavra para retirar algumas dúvidas sobre o tema proposto, parabenizando a enfermeira pela explanação.
Sobre os números apresentados, o vereador Fernando Rocha perguntou sobre o que é considerado atendimento nas ESF’s e obteve como resposta que o quantitativo está contabilizado todos os atendimentos, sendo desde curativos, aferição de pressão, administração de medicamentos, atendimento odontológico, coleta de exames laboratoriais, consultas médicas, administração de vacinas, testes rápidos e outros procedimentos fazem parte dos números.
O vereador Rosmar Alves contribuiu para a discussão argumentando sobre a questão do atendimento ser humanizado tanto para os profissionais quanto para os usuários da saúde. O vereador Ramão Gomes comentou sobre a demanda e a baixa resolutividade dos ESF’s, informando que é necessário termos mais profissionais em maneira geral e que é uma questão cultural da população procurar o Hospital ao invés das ESF’s para certos atendimentos.
Seguindo a discussão do tema, o reordenamento populacional e redivisão das áreas de atendimentos dos ESF’s, segundo o debate, poderiam ser amenizados a partir da ampliação dos serviços públicos nas regiões.
Finalizando a Tribuna Popular, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Valdecir Malacarne agradeceu a presença e os esclarecimentos prestados, deixando as considerações finais à oradora.
“Eu quero agradecer por estarmos aqui e trazer alguns esclarecimentos e parabenizar também, pois venho de outros municípios tenho outras experiências, vejo que temos muitas fragilidades e desafios, mas também somos um município com muitos avanços e com uma estrutura fantástica para trabalharmos. Então, deixo aqui a minha gratidão à vocês e a todos os profissionais saúde pelo desempenhar de suas funções “, finaliza Luciane Flores.
Sessões Ordinárias: As sessões ordinárias são realizadas todas as terças-feiras a partir das 9h no Plenário Vereador Joaquim Honório Sobrinho (Sr. Quinca), na sede desta Casa de Leis, localizada na Av. Juscelino Kubitscheck, 958 – Centro.