Saúde

VER MAIS

Hospital Municipal explica situação sobre falta de lençóis

Saúde
12 de fevereiro de 2025
Funsaude esclarece situação

O Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste, José Valdir Antunes de Oliveira, enfrenta dificuldades devido à escassez de lençóis hospitalares para o atendimento aos pacientes. A situação se agravou devido ao desgaste dos itens disponíveis e à alta demanda da unidade.  

 

De acordo com a Funsaude (Fundação de Saúde Pública de São Gabriel do Oeste), a reposição desses materiais já está em andamento por meio de um processo licitatório realizado no final do ano passado. No entanto, devido às exigências da nova legislação e à participação de empresas de todo o país, a entrega ainda não foi concluída, impossibilitando a aquisição emergencial desses produtos. Para se ter uma ideia, a empresa que faz a entrega é de Minas Gerais. 

 

A diretora da Funsaude, Luciane Zacarias, enfatiza que muitas pessoas se perguntam por que a Prefeitura não pode simplesmente comprar os lençóis para o hospital, já que há urgência na reposição. A resposta está na legislação e nos processos obrigatórios para a compra de bens e serviços com dinheiro público, pois mesmo em situações emergenciais, há limites legais. “Comprar diretamente, sem respeitar o processo licitatório, poderia resultar em penalidades para o município, incluindo responsabilização dos gestores”, explica. 

 

Segundo a Funsaude, só na enfermaria há uma necessidade de 405. “Ali podemos ter amigos, familiares e, para muitos, um lençol pode parecer apenas um item comum do dia a dia. No entanto, em um hospital, ele é essencial para garantir conforto, higiene e segurança aos pacientes e que todas as operações sejam realizadas regularmente”, finaliza a diretora.

Diante desse cenário, a administração tem feito um novo planejamento, otimizando os recursos disponíveis e assim que a situação for regularizada, enviará um novo comunicado.

 

Pesquisar Atividades Legislativas