Projeto de Lei

VER MAIS

Sala de escuta qualificada é assunto de Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste

Projeto de Lei
17 de março de 2020

Os parlamentares de São Gabriel do Oeste aprovaram por unanimidade, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (17), o Projeto de Lei que tornará possível a implantação de uma sala de escuta qualificada na Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste.

Encaminhado pelo Executivo Municipal, o Projeto de Lei n° 04/2020, que “autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento do exercício de 2020, para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA, do Município de São Gabriel do Oeste e dá outras providências”, solicitou aos parlamentares a abertura de crédito com o objetivo de aquisição de materiais permanentes necessários para a equipagem da sala.

Na última semana (10), quando este Projeto de Lei deu entrada na Câmara Municipal, os vereadores se reuniram com a Secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, para abordar a implantação de uma sala humanizada na Polícia Civil, através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Porém, quando foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), não havia no orçamento do município “a barra para a compra de equipamentos e permanentes” do FMDCA, sendo necessário a abertura de crédito para a idealização do local, comentou Rosane Moccelin durante a reunião realizada no dia 10 de março.

Conforme as informações há um espaço destinado e pintado na Polícia Civil para a implantação da sala de escuta qualificada, sendo necessária apenas a aquisição de equipamentos, mobílias, computadores, ar-condicionado, brinquedos e demais utensílios que auxiliarão no atendimento das vítimas de abuso e violência.

O valor solicitado de R$ 4.572,00 será empregado na idealização da “Sala Lilás” em São Gabriel do Oeste, este espaço tem por finalidade prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres, crianças, jovens e idosos vítimas de violência física e sexual.

“Este é um projeto que apresentei no ano passado visando um melhor atendimento para as mulheres aqui em São Gabriel do Oeste e acabou se estendendo a conversa com o Executivo Municipal e Secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, de ampliarmos este atendimento para as crianças e idosos. [...] Com este projeto da Sala Lilás, que já existe em vários municípios, nós pretendemos dar um atendimento diferenciado a nossa população”, comentou a vereadora Rose Pires.

Participando da discussão do Projeto de Lei o vereador Fernando Rocha chamou a atenção da população “pois, parece que não temos no município violência contra as crianças [...], porém, nós temos muitos casos de violência registrados. Na audiência pública que realizei, no ano passado, sobre a violência contra a mulher, os dados apresentaram que em 2018 cerca de 10 casos de violência contra a mulher foram registrados por mês em São Gabriel do Oeste, totalizando 120”, informou o vereador. 

Com a implantação deste local não será mais necessário que as vítimas tornem a repetir, a situação sofrida de abuso ou violência, diversas vezes a pessoas diferentes. A sala de escuta qualificada vem para trazer maior conforto, privacidade e humanização nos atendimentos da população.

O Projeto de Lei n° 04/2020 entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Pesquisar Atividades Legislativas