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Vereadores Rose e Valdecir querem Escola Cívico-Militar para São Gabriel do Oeste

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16 de maio de 2025

A Vereadora Rose Procópio (PL), em conjunto com o presidente da Câmara Municipal, Vereador Valdecir Malacarne (PP), protocolou no gabinete do Deputado Estadual Coronel David o Ofício n.º 019/2025, solicitando a implantação de uma Escola Cívico-Militar em São Gabriel do Oeste. A iniciativa surge em resposta à crescente demanda da comunidade local, que vê nesse modelo educacional uma oportunidade de elevar a qualidade do ensino, aliado a princípios fundamentais como civismo, disciplina e responsabilidade.

 

Mais do que uma estrutura educacional, para eles, a escola cívico-militar representa uma nova perspectiva para a juventude do Município. Segundo explicam, por meio de uma educação humanizada, com base em valores como respeito, ética, patriotismo e compromisso social, os alunos são incentivados a desenvolver autonomia, senso de dever e consciência cidadã. Isso contribui diretamente para a formação de jovens mais preparados para os desafios do futuro, tanto no mercado de trabalho quanto na vida em sociedade.

 

Os parlamentares afirmam que o modelo proporciona uma rotina organizada, com acompanhamento pedagógico e disciplinar mais próximo, o que favorece a construção de hábitos saudáveis e atitudes positivas desde cedo. “Experiências bem-sucedidas em outros municípios comprovam que o modelo cívico-militar contribui de forma eficaz para a redução da evasão escolar, o aumento do rendimento dos alunos e o fortalecimento dos vínculos entre escola, família e comunidade”, relatam. 

 

O modelo de gestão compartilhada por militares em escolas tem sido objeto de debates, mas, para os vereadores, é inegável que diversos pontos positivos são frequentemente associados a essa abordagem. Entre os benefícios mais destacados por eles está o reforço da disciplina e da ordem, promovendo um ambiente mais estruturado, onde pontualidade, respeito à hierarquia e cumprimento de regras são valorizados, o que tende a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Outro aspecto importante citado é a redução da violência e do bullying, já que a atuação mais próxima na gestão da disciplina contribui para a diminuição de conflitos e comportamentos de risco no ambiente escolar.

 

Além disso, para Rose, esse modelo estimula um maior envolvimento da comunidade escolar, incentivando a participação ativa das famílias e fortalecendo os laços entre escola, pais e alunos. A gestão administrativa também tende a ganhar em eficiência, com uma divisão clara de responsabilidades entre a equipe pedagógica e os militares, permitindo um foco mais direcionado em cada área.

 

Em termos de resultados, Malacarne aponta que algumas escolas que adotaram o modelo reportaram aumento no rendimento escolar, com melhorias nas notas em avaliações externas e na frequência dos alunos. Há ainda, de acordo com ele, o reforço de valores cívicos e éticos, como patriotismo, responsabilidade, respeito às regras e cidadania, que são constantemente trabalhados com os estudantes. Por fim, destaca-se a percepção de um ambiente mais seguro, o que contribui para a permanência dos estudantes na escola e para a inibição de práticas ilícitas, como o uso e comércio de entorpecentes nas proximidades.

 

“Estamos confiantes de que essa conquista será um marco importante na educação do nosso município, proporcionando aos jovens uma base sólida para a construção de um futuro melhor”, concluem os vereadores.




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