31.03.2023

Abril Azul – Mês de Conscientização Sobre o Autismo

Foto: arq. PMSGO

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde se une à Câmara Municipal para realizar uma série de ações em alusão ao “Abril Azul – Mês de Conscientização Sobre o Autismo”. A iniciativa segue a lei n° 1.242/2022, proposta pelos vereadores Kalícia de Brito e Edson Tozetto, que visa conscientizar a comunidade sobre o autismo e reduzir o preconceito em relação às pessoas com esse transtorno.

As atividades serão realizadas ao longo da próxima semana e o primeiro evento será um bate-papo com pais de estudantes autistas, educadores que trabalham diretamente com as crianças e diretores e coordenadores da rede de educação são-gabrielense. A conversa acontecerá no plenário da Câmara às 19h desta segunda-feira (03) e será conduzida pela vereadora Kalícia e pela fonoaudióloga, coach educacional e pós-graduanda, Aurineide A. Alves. O objetivo é discutir a adaptação das crianças com autismo no ambiente escolar.

Os transtornos do espectro autista (TEAs) costumam se manifestar na infância e persistir na adolescência e idade adulta. Eles geralmente aparecem nos primeiros 5 anos de vida e frequentemente são acompanhados de outras condições como ansiedade. O nível intelectual varia bastante, indo desde casos de deterioração profunda até altas habilidades cognitivas.

Embora algumas pessoas com TEAs possam levar uma vida independente, outras com alterações mais graves precisam de atenção e apoio contínuos. Intervenções psicossociais baseadas em evidências, como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social e melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEAs e seus cuidadores.

Durante todo o mês de abril, o trabalho que é realizado no Município com relação ao Autismo será divulgado, além da campanha de conscientização sobre o tema em diversas mídias.