19.06.2023

Vereadores participam da retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Foto: arq.pmsgo

Os vereadores Fernando Rocha, juntamente com a vereadora Kalícia de Brito, participaram nesta quinta-feira, da retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Com o objetivo de combater o uso de entorpecentes e promover a conscientização sobre a importância da segurança, o Proerd deve trazer resultados significativos para o município.

As escolas Armelindo Tonon, Fundação Educacional Cristo Rei e Nilma Glória Gerace Gazineu deram o pontapé inicial para a implementação do Proerd. Oficiais da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, instrutores especializados cabo Tessari e sargento Lemes, estiveram presentes para orientar e inspirar os estudantes. Com uma abordagem dinâmica e educativa, os instrutores têm também a missão de transmitir valores sobre respeito e valorização da vida.

De acordo com a secretária de Educação, Danielle Emiliani, inicialmente, a execução do projeto será apenas nestas três escolas, e a partir do próximo semestre, o Proerd será expandido para todas as outras unidades escolares. A expansão seguirá um cronograma de apoio aos instrutores que viajam de Campo Grande para São Gabriel do Oeste todas as quintas-feiras para ministrar as aulas.

O programa, que já alcançou resultados expressivos por onde passou, tem o poder de transformar vidas e moldar o futuro das próximas gerações. Ao capacitar os jovens a resistir às influências negativas e a fazer escolhas saudáveis, o Proerd se destaca como uma ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais segura e harmoniosa.

A retomada do Proerd em São Gabriel do Oeste, após um período de pausa devido à pandemia, é fruto do empenho e comprometimento da Secretaria de Educação e das autoridades locais. Através de uma emenda impositiva no valor de R$ 30 mil do vereador e presidente da Câmara, Fernando Rocha e da vereadora Suelen Pascoal, o programa volta a impactar positivamente a vida dos jovens são-gabrielenses. Essa parceria entre as esferas governamentais e a Polícia Militar é fundamental para o sucesso do programa, demonstrando a união de forças em prol da segurança e do bem-estar da população.

Além dos alunos, o Proerd também busca envolver os pais nessa jornada de conscientização e prevenção. Através de ações que reforçam a importância da família e da supervisão dos pais, o programa estabelece uma rede de apoio que contribui para a formação de jovens resilientes e cidadãos conscientes.

O sucesso do Proerd depende do compromisso de todos os envolvidos e da participação ativa da comunidade, que desempenhará um papel essencial na consolidação dos resultados positivos que o programa pode trazer para o município. A aula de abertura foi acompanhada pela vereadora Kalícia de Brito, pelo presidente da Câmara Fernando Rocha e pela secretária Danielle.