Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Notícias

19.06.2023

Vereadores participam do primeiro Seminário Municipal sobre o Serviço de Acolhimento Familiar.

Cb image default
Foto: arq. pmsgo

Os vereadores Fábio Miranda e Fernando Rocha, participaram na última quarta-feira, dia 14 de junho, do primeiro Seminário Municipal sobre o Serviço de Acolhimento Familiar. O evento, foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e sediado na plenária da Câmara Municipal, reuniu mais de 60 profissionais e autoridades, contando com a participação de representantes dos municípios vizinhos de Rio Negro e Camapuã.

O seminário teve como objetivo principal promover a qualificação e discussão sobre o Serviço de Acolhimento Familiar, modalidade implementada em São Gabriel do Oeste desde 2018. Destinado a famílias, gestores e técnicos de referência dos serviços, além da rede socioassistencial, o evento proporcionou um espaço valioso para a troca de conhecimentos e capacitação nessa área específica.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma importante alternativa prevista na Política de Assistência Social e baseada nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele prioriza o acolhimento temporário em famílias acolhedoras, preservando a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, que foram afastados de seus lares por medidas de proteção.

Cb image default
Foto: arq. pmsgo

Na solenidade de abertura, alunos e professores dos projetos culturais da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, realizados pela comunidade Kolping, trouxeram alegria ao evento com suas performances.

O acolhimento familiar em família acolhedora é amplamente recomendado pelos especialistas em infância e amparado pelas leis brasileiras, pois permite que a criança ou adolescente permaneça em seu próprio município. Essa abordagem visa a preservação do direito à convivência familiar e comunitária, o que nem sempre é possível em instituições e abrigos.

Além das palestras temáticas, o seminário ofereceu oficinas ao longo do dia, com o intuito de traçar estratégias para divulgar o serviço, recrutar e acompanhar as famílias cadastradas e aptas ao acolhimento nos municípios do Mato Grosso do Sul.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rocha, do vereador Fábio Miranda, responsável por conduzir o cerimonial. Além disso, contamos com a representação de Raianny Oliveira Nunes, em nome da Dra. Janaina Gabriela Caetano de Souza Pereira, da Defensoria, trazendo valiosas contribuições. Também abrilhantaram a ocasião a vice-presidente do CMDCA, Eliane Anjos e a renomada palestrante Neusa Cerutti, uma assistente social de destaque, graduada em Direito e consultora em assistência social e direito da infância e adolescência.

Cb image default
Foto: arq. pmsgo
Cb image default
Foto: arq. pmsgo