11.06.2021

Vereadores participam de Reunião Extraordinária do Comitê de Contingência para Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus

Foto: Arq CMSGO

Os vereadores Fernando Rocha e Perkão Sales participaram da reunião extraordinária do Comitê de Contingência para Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, ocorrida na manhã desta sexta (11), o município de São Gabriel do Oeste seguirá o Decreto Municipal n° 2.461/2021 até avaliação da Justificativa Técnica que será encaminhada ao Governo do Estado ainda na data de hoje.

A fundamentação é de que São Gabriel do Oeste já havia adotado medidas mais restritivas; como redução do toque recolher (mais rígido em comparação ao Programa Prosseguir), proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e em estabelecimentos comerciais, redução da capacidade de atendimento em estabelecimentos para 30%, além da suspensão temporária das aulas presenciais e demais restrições.

A presença dos vereadores na reunião foi para atender a demanda dos pequenos comerciantes do município que são os mais afetados com os decretos durante a pandemia.

Outro ponto a ser observado é o período de avaliação das últimas medidas restritivas vigentes, as quais foram estabelecidas a partir do dia 02 de junho. Com base no “período de incubação” do vírus e o início dos sintomas da doença, os resultados só poderão ser observados cerca de 15 dias após a publicação do Decreto Municipal.

De tal forma, a prefeitura de São Gabriel do Oeste aguardará resposta do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, esperando o alinhamento do período de vigência dos decretos Municipal e Estadual, como também possíveis ajustes nos termos dos artigos. O objetivo é coletar resultados mais consistentes durante esse período e avaliar a efetividade das ações.

Vale ressaltar que o governo de Mato Grosso do Sul já adiou em 48h o início das restrições previstas no decreto publicado nesta quinta-feira (10).