A realização do evento se justifica diante de um cenário alarmante. Em Mato Grosso do Sul, uma mulher é assassinada a cada 8 dias

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realiza, no dia 14 de agosto, às 19h, um evento em alusão à campanha Agosto Lilás, com o tema “Vozes, histórias e ações reais em defesa das mulheres”. A iniciativa, promovida pela Procuradoria da Mulher, visa fortalecer a conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, dando espaço para o diálogo, a escuta e a mobilização da sociedade em torno de uma causa que exige respostas urgentes.
O evento contará com a presença da deputada estadual Mara Caseiro, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa e de deputado estadual Coronel David, que tem se pronunciado sobre a escalada da violência contra mulheres em Mato Grosso do Sul.
A realização do evento se justifica diante de um cenário alarmante. Em Mato Grosso do Sul, uma mulher é assassinada a cada 8 dias. Só em 2025, o estado já registrou 21 casos de feminicídio. Além disso, diariamente, 58 casos de violência doméstica são oficialmente denunciados, o que representa mais de duas mulheres agredidas por hora.
Em São Gabriel do Oeste, os dados também preocupam. Em 2022, foram registradas 131 ocorrências de violência doméstica. Em 2023, esse número subiu para 196. No ano seguinte, em 2024, o total chegou a 228 mulheres agredidas. E só nos sete primeiros meses de 2025, já foram contabilizadas 151 ocorrências. Esses dados são da SEJUSP-MS e PJMS.
Diante desse contexto, a Procuradoria da Mulher da Câmara reforça que violência contra a mulher não é um problema privado, é uma questão de saúde pública, de segurança e de direitos humanos. A Câmara Municipal e a Procuradoria, portanto, convidam toda a população a vestir lilás, comparecer ao evento e fazer parte dessa rede de apoio, informação e resistência.