SGO recebe formação sobre enfrentamento à violência doméstica

Nos dias 2 e 3 de setembro, São Gabriel do Oeste sediou uma importante formação voltada ao fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. A capacitação foi promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

O curso “Rede de atendimento” – Fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência” reuniu servidores das áreas da saúde, assistência social, segurança pública, justiça e legislativo municipal. A metodologia do curso foi baseada em práticas participativas, atualização de conteúdos e abordagem interseccional, favorecendo a construção de um olhar integrado sobre a realidade das vítimas.

As atividades incluíram oficinas, estudo de casos e a construção do fluxo local de atendimento às mulheres em situação de violência, garantindo maior clareza e padronização nas ações da rede. A dinâmica “Teia da Conexão” também estimulou a integração entre os diferentes setores, reforçando o compromisso coletivo com a prevenção da violência e o acolhimento humanizado.

Foram abordados ainda assuntos como a inclusão do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar) no fluxo municipal, ferramenta essencial para identificar situações com risco de feminicídio e adotar medidas protetivas com mais agilidade. A avaliação do curso em São Gabriel do Oeste foi extremamente positiva: todos os participantes aprovaram a iniciativa e destacaram que irão aplicar os conhecimentos em suas rotinas profissionais, fortalecendo o atendimento intersetorial.

Com carga horária de 16 horas, a capacitação foi desde o histórico da violência de gênero até a utilização de ferramentas como o ConectaJus, as Protetivas On-line e a campanha #TodosPorElas.

O Gabinete do vereador Valter Brandão esteve representado pela assessora Juliana Rondon, que acompanhou as atividades e reforçou o apoio institucional do mandato à causa. O parlamentar destacou, por meio de sua equipe, que seguirá empenhado em contribuir no âmbito legislativo para consolidar políticas públicas que garantam mais proteção e acolhimento às mulheres.

Brandão também manifestou reconhecimento ao trabalho coletivo que tornou possível a formação, enaltecendo o comprometimento da juíza de Direito Samantha F. Barione, titular da 1ª Vara Cível e Criminal de São Gabriel e do secretário de Assistência Social, Jeferson Masiaga, pelo empenho na realização e fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.