Palestra “Desvendando o TDAH para transformar vidas” será realizada no dia 15 de agosto, com emissão de certificado pela UFMS. Programação inclui rodas de conversa, podcasts e entrevistas ao longo do mês

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e promover acolhimento às famílias atípicas, será realizada em São Gabriel do Oeste a palestra “Desvendando o TDAH para transformar vidas”, com a educadora Ivete Goldoni Moreti, especialista em TDAH. O encontro será no dia 15 de agosto, às 19h, na Igreja Aliançados (Rua Paraná, 2435 – Centro), com entrada gratuita e certificado.
Ivete é formada em Pedagogia, com especializações em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, e atua como referência na abordagem educacional e comportamental do TDAH. A palestra tem carga horária de 2 horas e os participantes interessados em obter certificado devem realizar a inscrição no local, antes do evento.
A iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste (por meio da Secretaria de Saúde), o grupo de mães atípicas da cidade, PRODTEA/SGO e UFMS.
Além da palestra, outras ações de informação e sensibilização estão sendo realizadas ao longo do mês de agosto:
Entrevista no Portal Rota Norte Podcast com a professora e mãe atípica Cassiana Bozza, que compartilha vivências e desafios da maternidade de filhos com TDAH. Cortes da entrevista estão sendo publicados ao longo do mês.
09/08, às 9h30 – Participação de Cassiana Bozza e da psicóloga Caroline Garcia no Podcast Café Nativa, da Rádio Nativa 87,9 FM.
13/08 – Às 11h30 – entrevista da coordenadora do ProDTEA/SGO, Shayana Balzan, da Rádio Difusora 90.3 FM.
15/08, às 19h – Palestra com Ivete Goldoni Moreti na Igreja Aliançados.
16/08 – Entrevista com o pastor Walnier no programa São Gabriel Agora, da Rádio Difusora 90.3 FM, abordando os aspectos sociais e espirituais do acolhimento às famílias atípicas.
A programação reforça o compromisso da cidade com o debate sobre neurodiversidade, promovendo escuta, empatia e ações concretas em prol de uma sociedade mais informada e inclusiva.