17.05.2024

Câmara ressalta a urgência de medidas para melhorar o trânsito de SGO

Vereadores têm realizado fiscalização e iniciativas para a segurança nas vias urbanas e nas rodovias que cortam o município

Foto ilustrativa. Fonte: IDEST/ARQUIVO

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste ressalta a urgência de medidas para melhorar o trânsito local. Desde a aprovação de uma emenda impositiva em 2023, destinando recursos para investimentos em sinalização horizontal e vertical, até as recentes propostas de iluminação e controle de tráfego, diversas medidas têm sido tomadas para tornar as vias mais seguras para todos os cidadãos, especialmente pela cidade ser “cortada” pela BR 163.

Uma das principais iniciativas foi a destinação de 99 mil reais para a implementação de sinalização, com prioridade para as imediações das escolas municipais. Essa medida visa garantir a segurança dos estudantes e pedestres, proporcionando um ambiente mais seguro para a circulação nas proximidades das instituições de ensino.

Além disso, atendendo às demandas da comunidade, a Câmara Municipal solicitou um treinamento específico para motociclistas e entregadores de delivery, reconhecendo a importância de conscientizar esses profissionais sobre as boas práticas no trânsito. Outra ação importante foi a pintura de faixas para delimitar as vagas de estacionamento nas principais vias da cidade, visando organizar o fluxo de veículos e garantir maior segurança para pedestres e condutores.

Mesmo com essas medidas, os acidentes de trânsito continuam sendo uma preocupação na região. De acordo com o 22º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de São Gabriel do Oeste, os atendimentos são frequentemente relacionados a acidentes envolvendo carros e motos. Por isso, a Câmara realiza no “Maio Amarelo”, uma campanha de conscientização, abordando desde o cuidado ao conduzir motocicletas até comportamentos de risco no trânsito, como o uso do celular ao volante e o consumo de álcool antes de dirigir.

A imprensa local noticiou nesta quinta-feira, dia 16, no entanto, um acidente na BR-163, onde três pessoas foram levadas ao hospital após uma colisão entre veículos. Em abril, outra colisão na mesma rodovia resultou na morte de uma mãe e seu filho de apenas um ano. Esses incidentes ressaltam a urgência de medidas para melhorar a segurança viária, não apenas nas vias urbanas, mas também nas rodovias que cortam o município, segundo a instituição.

Diante desse cenário, os vereadores têm proposto medidas adicionais, como a implantação de iluminação nos trevos e acessos da BR-163 dentro do perímetro urbano, a realização de estudos para a instalação de semáforos e outros dispositivos de controle de tráfego em pontos estratégicos da cidade. Segundo os vereadores proponentes, tais medidas são fundamentais diante do intenso fluxo de veículos na região e do considerável número de cidadãos que utilizam as vias diariamente.