12.06.2024

Junho Verde: Câmara alerta que cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde

A Câmara, inclusive, tem um ponto para receber pilhas e baterias o ano inteiro

A Câmara, inclusive, tem um ponto para receber pilhas e baterias.

Junho Verde é o mês da conscientização ambiental e a Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste está em campanha para alertar que “cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde”. A preservação, de acordo com a divulgação oficial, é uma estratégia para evitar o surgimento de novas pandemias. “Compromisso com o cidadão é compromisso com o meio ambiente”, informa o material.

Segundo as orientações, o acúmulo de lixo é um grande vilão, pois favorece as bactérias e atraem animais que transmitem doenças, como a leptospirose. Durante a época de chuvas, em particular, a atenção é ainda maior, pois também há o favorecimento da proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti - responsável pela dengue.

Comprometida em promover a educação ambiental, a mensagem da Câmara também diz para a população começar com atitude diária, dentro de casa. “O lixo reciclável, como papel, plástico, metal e vidro, deve ser colocado em um único saco. Já o lixo orgânico, como restos de alimentos, em outro saco separado. Apesar de serem coletados juntamente com o lixo orgânico, separe uma sacola para seus rejeitos como papel higiênico e guardanapos de papel sujos”, sugere.

Além disso, a Casa de Leis trata do descarte incorreto de itens não recicláveis que pode levar a contaminação do solo e da água. Um exemplo disso são as pilhas e as baterias. A Câmara, inclusive, tem um ponto para receber esse tipo de material. “Não é só porque chegou o junho verde, nós temos que agir o ano inteiro para fazer a diferença. São pequenas ações que podem gerar grandes mudanças. Faça a sua parte!”, finaliza o alerta.