21.06.2024

São Gabriel: Vereadores apresentam requerimento para CPI da Assistência Social

Documento tem como objetivo investigar as possíveis irregularidades da pasta

Divulgação

Vereadores do município de São Gabriel do Oeste apresentaram um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) direcionada à Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo principal é investigar possíveis irregularidades que envolvam a gestão dessa área pública.

O documento, que conta com o apoio unânime dos vereadores, foi encaminhado à presidência da Câmara Municipal para as devidas providências. Segundo o presidente, Fernando Rocha, ele deverá designar os membros que comporão a comissão até a próxima terça-feira, dia 25, além de fixar o prazo para apresentação do relatório final das investigações.

A CPI, conforme previsto no regimento interno, será focada na apuração de um fato determinado, caracterizado como relevante para a vida pública local. A comissão terá autoridade para realizar investigações próprias das autoridades judiciais, podendo inclusive atuar durante o recesso parlamentar.

O prazo estipulado para conclusão dos trabalhos da CPI é de 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias mediante deliberação do Plenário. Caso a comissão não apresente o relatório dentro do prazo previsto, o processo será automaticamente arquivado pela presidência da Câmara.

Entre as atribuições da CPI estão a possibilidade de tomar depoimentos de autoridades municipais, intimar testemunhas sob compromisso, realizar verificações contábeis em documentos públicos e convocar secretários municipais e dirigentes de órgãos da administração pública para prestar esclarecimentos.

Ao final das investigações, o parecer conclusivo da CPI poderá ser encaminhado à Mesa Diretora da Câmara para divulgação ao Plenário, ao Ministério Público com eventuais provas de infrações, ao Poder Executivo, às Comissões Permanentes relacionadas e ao Tribunal de Contas do Estado, conforme o caso.